Direitos do bancário: tudo que você precisa saber

direitos do bancário

Jornada de trabalho especial, adicionais por horas extras e benefícios exclusivos. Aqui vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre os direitos do bancário.

Conhecer os direitos trabalhistas dos bancários não é apenas uma questão de se manter por dentro, mas também de ter a garantia de que eles sejam cumpridos e ter uma carreira bancária de sucesso.

Quem faz parte da categoria dos bancários?

A legislação trabalhista considera como bancários todos os profissionais que exercem suas atividades em instituições financeiras, como bancos, empresas de crédito e empresas de financiamento. Sendo exceção funcionários de corretoras, distribuidoras de valores imobiliários de cooperativas de crédito, administradoras de cartão de crédito e casas lotéricas.

Quais são os direitos de um bancário?

  • Jornada de trabalho especial

A jornada de trabalho dos bancários é limitada a 6 horas diárias e 30 horas semanais. É uma das principais proteções concedidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e se dá ao fato de o trabalho bancário exigir alta concentração e desgaste mental.

Lembrando que caso o trabalhador exerça cargos de gerência, aplicando funções de chefia ou fiscalização com alto grau de confiança, a jornada pode ser estendida até 8 horas diárias.

  • Adicionais por hora extra

Bancários têm direito a horas extras remuneradas com um acréscimo de 50% sobre o valor da hora normal. Esses adicionais refletem diretamente no cálculo de férias, FGTS, 13º salário e descanso semanal remunerado.

  • Intervalo e condições de trabalho

Como todo trabalhador regido pela CLT, os bancários com a carga horária de 6 horas devem ter 15 minutos de alimentação diários.

Além disso, deve ser garantida a ergonomia no ambiente de trabalho do banco devido ao alto desgaste.

Benefícios de convenções coletivas:

Como produto de negociações entre o sindicato dos trabalhadores e as empresas, as Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) são instrumentos legais que estabelecem regras, condições e benefícios específicos.

É importante pontuar que o resultado da alteração de benefícios deve ser sempre positivo e superior à própria consolidação geral.

Como garantir seus direitos:

Percebeu que há uma violação nos seus direitos trabalhistas como bancário?

Antes de qualquer decisão, é importante verificar e reconhecer quais direitos foram desrespeitados. Pra isso, você pode contar com suporte jurídico trabalhista especializado para o diagnosticar seu contrato de trabalho e receber orientações sobre sua situação.

Dentre as provas possíveis de comprovar violações de direitos trabalhistas podem ser:

  • Contracheques: Demonstram falta de pagamento ou descontos indevidos.
  • Controle de ponto: Confirma a jornada trabalhada, incluindo horas extras não pagas.
  • Mensagens e e-mails: Provas de cobranças abusivas ou assédio moral.(hyperlink)
  • Testemunhas: Colegas que possam corroborar sua versão dos fatos.

Com os materiais em mãos, procure ajuda jurídica especializada na causa trabalhista, entre em contato com a Fioravante Oliveira Advogados e agende uma consulta gratuita e totalmente sigilosa. Não deixe seus direitos pra depois!


Picture of Fioravante Oliveira

Fioravante Oliveira

Artigo escrito por advogados especialistas do escritório Fioravante Oliveira. Registro OAB/PR nº 12.448.

Compartilhe esse conteúdo!